“Quanto mais próximo for o relacionamento entre o policial e as pessoas na sua ronda, quanto mais pessoas ele conhecer e quanto mais essas pessoas confiarem nele, maiores são suas chances de reduzirem o crime.” (Skolnick e Bayley)

.

FORA DO AR... desde a última publicação... TODAS AS POSTAGENS SERÃO FEITAS EM NOVO ENDEREÇO:
http://www.rondadoquarteirao.blogspot.com.br/
Agradecemos a compreensão!

Faça aqui sua PESQUISA!

PROERD - Aracati




PROERD



Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD)

     O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência) foi criado em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983 com o nome de DARE (Drug Abuse Resistance Education) ou DARE América, através de uma parceria entre o Distrito Escolar Unificado e o Departamento de Polícia daquela cidade, para ser implantado em escolas. O principal objetivo do programa é prevenir o uso indevido de drogas entre crianças em idade escolar.

    No Brasil, o programa iniciou-se pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro(PMERJ) em 1992, a qual tinha interesse em desenvolver um projeto de prevenção relacionado aos diversos aspectos das drogas. Surgiu então a denominação de PROERD(Programa Educacional de Resistência às Drogas).

    Em seguida, no ano de 1993 o programa foi recepcionado pela Polícia Militar de São Paulo(PMSP) e passou a se chamar “Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência”, porém mantendo a sigla PROERD. Daí em diante, o PROERD se multiplicou e hoje está em todas as Polícias Militares do nosso país, sendo implantado na Polícia Militar do Ceará em março de 2001, por iniciativa do Presidente da SOAPOL(Associação dos Amigos da Polícia Militar do Ceará), o Coronel Professor PM da Reserva Remunerada Francisco Austregésilo Rodrigues Lima. Nesse mês foram formados os primeiros 27 instrutores, pela equipe mista de mentores PROERD de Santa Catarina e São Paulo.

    O PROERD é essencialmente preventivo e consiste em três novos currículos 5º ano, 7º ano e pais, sendo uma aula por semana, ministrada por policiais militares fardados por um semestre letivo. Ao final do curso é realizada uma formatura, onde os estudantes fazem um juramento de se manterem longe das drogas e da violência e recebem o diploma de Aluno PROERD. O programa possui como material didático o “Livro do Estudante para o 5º e 7º ano” “Livro dos Pais” e o “Manual do Instrutor” auxiliando os respectivos cursandos e os Policiais PROERD no desenvolvimento das lições.

    O programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado Policial PROERD, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudar os estudantes a reconhecerem as pressões e a influência diária para usarem drogas e praticarem a violência, e a resistirem a elas.

    O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, contribuindo, assim, para o fortalecimento de uma cultura de Paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.

    O PROERD Ceará está em plena expansão na Capital e interior do Estado, e atualmente, já alcançamos 97 municípios e 1.647 escolas foram beneficiadas pelo programa, nas quais já foram "vacinadas contra as drogas" aproximadamente 137.000 crianças.

    Temos conseguido avanços significativos dentro e fora da Corporação, onde citamos a institucionalização do PROERD na PMCE através do Decreto Estadual nº 28.232, de 04 de maio de 2006 e de sua regulamentação pela Portaria nº 104/2006-GC, publicada no Boletim do Comando Geral nº 150, de 08 de agosto de 2006, LEI Nº 13.967 de 04 de setembro de 2007 (de autoria da deputada Lívia Arruda), que institui o dia 04 DE MAIO como o dia estadual do PROERD e LEI Nº14.422, de 29 de julho de 2009. (de autoria do Deputado Ronaldo Martins) que reconhece como de relevante interesse para a segurança pública no Estado do Ceará, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência - PROERD, desenvolvido pela Polícia Militar do Ceará.


    Recentemente, em 24 de março deste ano de 2011, foi criada, através da portaria 090/2011, a Coordenação Institucional do PROERD, vinculada diretamente ao BPCom e responsável pelo gerenciamento dos recursos humanos e materiais do Programa, visando proporcionar uma maior dinâmica e abrangência ao PROERD. Com essa medida, todos os instrutores foram transferidos para o programa “Ronda do Quarteirão”.

     Desde sua implantação em março de 2001 até os dias de hoje, o Coordenador Estadual do PROERD é o Cel Prof PM RR Francisco Austregésilo, Sendo o atual Coordenador Institucional o Ten Cel Gomes Filho e Secretário Executivo o 1º Ten PM Anderson Duarte Barboza, Contando também com as Coordenações Regionais que são constituídas do Coordenador Regional, Oficial Executivo e Assessor Regional.

    Finalmente, ressaltamos o papel do PROERD, como efetivo policiamento preventivo comunitário escolar, colaborando, através da educação de nossas crianças, para a construção de uma sociedade mais justa, sadia e feliz.
EQUIPE PROERD
Coordenador Estadual do PROERD: Cel Prof. PM Francisco Austregésilo Rodrigues Lima
Coordenador Institucional do PROERD: Ten Cel Antonio Gomes Filho
Auxiliar Administrativo do PROERD: Cb PM Selso Sidney.
Fonte: PMCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário